As culturas da infância na educação de infância: um olhar a partir dos direitos da criança

Autores

  • Catarina Tomás Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação e CICS, Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6352

Palavras-chave:

Culturas da Infância, Direitos da Criança, Educação de Infância, Globalização, Sociologia da Infância.

Resumo

A problematização do conceito de culturas da infância tem sido profícua nas últimas duas décadas, sobretudo porque o debate tem sido feito a partir de diversas abordagens e olhares disciplinares. Este artigo visa explicitar o uso que os Estudos da Criança, sobretudo a Sociologia da Infância, tem dado ao conceito quando o convoca para a análise da intervenção educativa, com especial enfoque no contexto da Educação de Infância. Para o efeito desenvolve-se uma discussão em torno dos direitos da criança, nomeadamente na forma como contribuem para promover alterações nas imagens e conceções sobre a infância e sobre as crianças. Propõe-se uma outra configuração do trabalho dos/as educadores/as pela consideração das culturas da infância como parte integrante da sua ação educativa e pedagógica.

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Publicado

2015-01-03

Como Citar

Tomás, C. (2015). As culturas da infância na educação de infância: um olhar a partir dos direitos da criança. Revista Interacções, 10(32). https://doi.org/10.25755/int.6352