A educação profissional no Brasil

Autores

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Antonio de Souza Junior Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.10691

Palavras-chave:

Educação profissional, Educação tecnológica, Legislação educacional.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a educação profissional e tecnológica no Brasil, identificando seus avanços, desafios e possibilidades. Como objetivos específicos, apresenta um breve histórico dessa modalidade educacional, a legislação que a ampara e as políticas que influenciaram as mudanças percebidas. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, apoiou-se nos estudos de Manacorda (1995), Kuenzer (2007) e Escott e Moraes (2012), dentre outros, além da consulta à legislação do período imperial e republicano do país. Por meio deste estudo pode-se identificar a trajetória da educação profissional no Brasil, as metas e estratégias estabelecidas no Plano Nacional de Educação no sentido de triplicar a oferta até 2024. Conclui-se que mesmo concretizando o estabelecido, a educação profissional não será ofertada de maneira a atender toda a demanda da educação básica e a toda a população interessada nesta modalidade de ensino.

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Publicado

2017-01-17

Como Citar

Vieira, A. M. D. P., & Junior, A. de S. (2017). A educação profissional no Brasil. Interacções, 12(40). https://doi.org/10.25755/int.10691