Literacia e ensino da compreensão na leitura

Autores

  • Carolina Carvalho Universidade Nova de Lisboa
  • Otília Costa e Sousa Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.473

Palavras-chave:

Compreensão na leitura, Literacia, Práticas de ensino, Estratégias de leitura.

Resumo

Este artigo visa refletir sobre os conceitos de literacia e de ensino de compreensão na leitura. Distante do conceito de alfabetização, o conceito de literacia atualiza necessidades da sociedade contemporânea em relação às competências de leitura. Ensinar a ler com eficácia tornou-se para a escola um desafio, dado que a leitura extravasou em muito o espaço escolar e a vida acadêmica e tornou-se uma ferramenta essencial para aprender, agir, interagir e participar no mundo atual.

A relação entre ser capaz de ler e ser capaz de compreender nem sempre é uma constante. Assim, o ensino explícito de estratégias que permitam ao leitor compreender o que lê torna-se uma tarefa a cumprir de modo a dar possibilidade a todos os alunos de continuarem com sucesso a aprender na escola, mas também de poderem aprender em contextos profissionais e a agir em sociedade.

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Publicado

2011-11-07

Como Citar

Carvalho, C., & Sousa, O. C. e. (2011). Literacia e ensino da compreensão na leitura. Revista Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.473

Edição

Secção

Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.