SER PROFESSOR É... REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS

Autores

  • Maria Alzira Leite Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC MINAS

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6097

Palavras-chave:

Palavras-chave, representações, ser docente, discurso.

Resumo

O interesse em desenvolver uma investigação envolvendo o humano e o social advém dos meus estudos acerca da imagem docente, em um momento no qual o ensino e a educação fazem parte da pauta dos debates que refletem a ação do professor. Ao longo dos tempos, observo que a temática da profissão docente se intensificou, principalmente, pelo que nos é apresentado nas diferentes esferas de circulação social – mídia, escola, família –, ou seja, um conjunto de discursos que fazem parte da nossa atualidade, mas, também, da nossa memória, uma vez que resgatam imagens e ações de um professor de séculos passados. A partir dessas reflexões, o objetivo deste estudo é analisar o movimento das representações de professores sobre o ser docente. Diante disso, propõe-se um percurso metodológico, pautado numa abordagem linguístico-textual-discursiva, à luz de princípios sociointeracionistas, com vistas a flagrar nos modos de enunciar de professores de língua portuguesa, regularidades que possam revelar os modos de fazer próprios da profissão e também as imagens que dela se faz.

 

Biografia Autor

Maria Alzira Leite, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC MINAS

Graduada em LETRAS pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH (2001), especialização em Psicopedagogia pelo IEC, PUC MINAS (2002), Mestra em Estudos Linguísticos e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009).

 

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa, também, pela PUC MINAS.

Desenvolve estudos principalmente nos seguintes temas: formação docente, análise do discurso, metodologia científica, comunicação organizacional e empresarial.

 

Possui experiência como docente no ensino superior nos cursos de Letras, Pedagogia e Comunicação Social.

 

Atua como corretora de redação do ENEM.

 

Corretora de redação de prova de língua portuguesa para estrangeiros (proficiência) – CELPEBRAS

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Leite, M. A. (2018). SER PROFESSOR É. REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS. Revista Interacções, 13(46). https://doi.org/10.25755/int.6097