Arte e ciência no ensino das ciências

Autores

  • António F. Cachapuz Universidade de Aveiro/CIDTFF, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6372

Palavras-chave:

Arte, Ciência, Interdisciplinaridade, Ensino.

Resumo

O estudo apresenta uma possível abordagem no ensino das ciências, ensino fundamental e médio, valorizando uma perspectiva interdisciplinar envolvendo o diálogo entre arte e ciência. O ponto de partida do estudo é a necessidade de estabelecer uma outra relação estratégica com o conhecimento na esteira da Complexidade de Morin que contrarie e vá mais além da segmentação e hierarquização dos saberes que o Positivismo legitimou. Após uma introdução em que divórcio entre, por um lado, o designado “mundo da verdade e racionalidade” e, por outro lado, o “mundo da beleza e da emoção estética”, é questionado através de argumentação desenvolvida por artistas e cientistas, o estudo debruça-se sobre exemplos variados em que o diálogo entre Arte e Ciência pode ser explorado com êxito quer no ensino das ciências quer na formação de professores de ciências.

Downloads

Publicado

2015-01-05

Como Citar

Cachapuz, A. F. (2015). Arte e ciência no ensino das ciências. Revista Interacções, 10(31). https://doi.org/10.25755/int.6372