Arte e ciência no ensino das ciências
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.6372Palavras-chave:
Arte, Ciência, Interdisciplinaridade, Ensino.Resumo
O estudo apresenta uma possível abordagem no ensino das ciências, ensino fundamental e médio, valorizando uma perspectiva interdisciplinar envolvendo o diálogo entre arte e ciência. O ponto de partida do estudo é a necessidade de estabelecer uma outra relação estratégica com o conhecimento na esteira da Complexidade de Morin que contrarie e vá mais além da segmentação e hierarquização dos saberes que o Positivismo legitimou. Após uma introdução em que divórcio entre, por um lado, o designado “mundo da verdade e racionalidade” e, por outro lado, o “mundo da beleza e da emoção estética”, é questionado através de argumentação desenvolvida por artistas e cientistas, o estudo debruça-se sobre exemplos variados em que o diálogo entre Arte e Ciência pode ser explorado com êxito quer no ensino das ciências quer na formação de professores de ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.