Arte e ciência no ensino das ciências
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.6372Keywords:
Arte, Ciência, Interdisciplinaridade, Ensino.Abstract
O estudo apresenta uma possível abordagem no ensino das ciências, ensino fundamental e médio, valorizando uma perspectiva interdisciplinar envolvendo o diálogo entre arte e ciência. O ponto de partida do estudo é a necessidade de estabelecer uma outra relação estratégica com o conhecimento na esteira da Complexidade de Morin que contrarie e vá mais além da segmentação e hierarquização dos saberes que o Positivismo legitimou. Após uma introdução em que divórcio entre, por um lado, o designado “mundo da verdade e racionalidade” e, por outro lado, o “mundo da beleza e da emoção estética”, é questionado através de argumentação desenvolvida por artistas e cientistas, o estudo debruça-se sobre exemplos variados em que o diálogo entre Arte e Ciência pode ser explorado com êxito quer no ensino das ciências quer na formação de professores de ciências.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.