Ensino de química mediado por tecnologias digitais: o que pensam os professores brasileiros?

  • Fabiana Pauletti PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Michel Mendes UCS - Universidade de Caxias do Sul.
  • Marcelo Prado Amaral Rosa UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Francisco Catelli UCS - Universidade de Caxias do Sul.
Palavras-chave: Ensino de Química, Ensino Secundário, Tecnologias Digitais.

Resumo

O objetivo foi investigar as representações de professores da educação básica frente ao uso das tecnologias digitais no ensino de Química, com a finalidade de identificar influência dos aparatos tecnológicos nos processos de ensino e aprendizagem diante da temática isomeria geométrica. Foi realizado um estudo de caso com três professoras de Química de uma escola pública da cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Foram feitas entrevistas e a análise foi baseada na Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam penetrabilidade insuficiente tecnologias digitais no ensino de Química de modo geral e em particular na temática isomeria geométrica. Das narrativas dos sujeitos emergiu duas categorias: i) Práticas de sala de aula e a falta de mudanças; e ii) A isomeria geométrica mediada por tecnologias. Existe o reconhecimento das vantagens e possibilidades de uso das tecnologias digitais no ensino de Química, em específico do conteúdo de isomeria geométrica por parte dos sujeitos da pesquisa. No entanto, as jornadas laborais diárias dos profissionais da educação é o principal empecilho para o não uso do laboratório de Informática e as possibilidades dos aparatos tecnológicos que a escola dispõe.

Biografias do Autor

Fabiana Pauletti, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Bolsista Capes de Doutoramento - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.
Michel Mendes, UCS - Universidade de Caxias do Sul.
Bolsista Capes - Mestrado em Educação.
Marcelo Prado Amaral Rosa, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.
Bolsista Capes de Doutoramento - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Francisco Catelli, UCS - Universidade de Caxias do Sul.
Doutor em Educação. Docente no Programas de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na UCS.
Publicado
2017-06-24