Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (I)

Authors

  • Gracinda Hamido Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
  • Helena Luís Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.412

Keywords:

Investigação, Prática profissional, Investigação sobre a prática.

Abstract

O presente número da revista Interacções, primeiro de dois volumes consecutivos que editaremos com o temaInvestigação e Prática profissional”, tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, que possam trazer-nos evidências e discussões conceptuais, a partir de vários campos de investigação e de prática, acerca do papel da investigação nos processos de aprendizagem/desenvolvimento/mudança implicados na construção e apropriação de conhecimento profissional.

Este primeiro número especial é composto por 9 artigos. O conjunto de artigos que agora se apresentam aborda precisamente diversos cenários e modos de construção de conhecimento profissional, sublinhando, pela própria heterogeneidade que apresenta, o carácter complexo e multi-nível das interacções e processos que se encontram subjacentes e alimentam esse processo. Os referentes conceptuais são diversos (Sociologia, Educação Social, Psicologia, Educação e Formação) assim como são diversos os objectos de estudo e a tipologia dos participantes envolvidos. No conjunto dos artigos encontramos, contudo, uma teia de aspectos comuns, que se prende sobretudo com alguns objectivos e metodologias adoptadas. A maioria das reflexões produzidas sustentam-se em trabalhos empíricos, na sua grande parte estudos mais amplos, dos quais os respectivos autores nos trazem algumas dimensões de análise mais relevantes.

Published

2010-04-06

How to Cite

Hamido, G., & Luís, H. (2010). Editorial - Investigação e prática profissional: Histórias de relação com o saber (I). Interacções, 6(14). https://doi.org/10.25755/int.412

Issue

Section

Number 14 - Research and professional practice: stories of relation with knowledge (I)