Aprendizagem profissional e transições para o mundo do trabalho. Pistas para refletir sobre a formação dos educadores sociais

Autores

  • Leonor Teixeira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3997

Palavras-chave:

Inserção profissional, Aprendizagem profissional, Ensino Superior, Aprendizagem ao longo da vida, Educadores sociais.

Resumo

No estudo sobre as transições entre a formação e o emprego dos diplomados, a emergência de uma linha de investigação que releva o significado das aprendizagens experienciadas em diferentes contextos constitui o mote para este artigo. Tomando como referência o desafio temático desta publicação, e assumindo a sua ampla abrangência, propomos uma abordagem que equaciona a discussão sobre a aprendizagem profissional, a partir de contributos da investigação em Portugal e em contexto europeu. Situamos a reflexão num campo de investigação particular, o da inserção profissional, para a partir dela, num apontamento final, retirarmos e apresentarmos algumas pistas que têm vindo a orientar a nossa perspetiva sobre o desenvolvimento da formação na área da Educação Social na Escola Superior de Educação de Santarém (ESES).

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Publicado

2014-06-09

Como Citar

Teixeira, L. (2014). Aprendizagem profissional e transições para o mundo do trabalho. Pistas para refletir sobre a formação dos educadores sociais. Revista Interacções, 10(29). https://doi.org/10.25755/int.3997