Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão

Autores

  • Mônica Pereira dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação
  • Michele Pereira de Souza da Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Educação Física e Desportos

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.2823

Palavras-chave:

Inclusão/Exclusão, Formação docente, Educação Física, Culturas, políticas e práticas.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as concepções de professores e licenciandos de Educação Física acerca da Inclusão e suas implicações sobre a formação inicial, tendo como referencial de análise e discussão uma perspectiva omnilética (Santos, 2011) sobre Inclusão, que compreende três dimensões em dialético e complexo interjogo: culturas, políticas e práticas inclusivas (Booth & Ainscow 2002; Santos 2003a). Realizamos grupos focais com doze licenciandos e entrevistas com sete docentes do curso e verificamos a ausência desse tipo de discussão no curso de formação de professores, ausência sobre a qual nossa discussão estará centrada, no presente artigo.

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Publicado

2013-07-25

Como Citar

Santos, M. P. dos, & Fonseca, M. P. de S. da. (2013). Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão. Revista Interacções, 9(23). https://doi.org/10.25755/int.2823

Edição

Secção

Número 23 - Questões culturais