Narrativas de formação: aspectos da trajetória como estudante e experiências de estágio
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.466Palavras-chave:
Formação de professores, Narrativas de formação, Estágio supervisionado.Resumo
Neste trabalho analisamos as narrativas escritas de alunos do curso de Pedagogia sobre suas aprendizagens e experiências escolares com a matemática na trajetória enquanto estudante e como isso é retomado no momento de preparar e desenvolver atividades de regência de classes dessa disciplina para crianças (de 6 a 10 anos) dos anos iniciais do Ensino Fundamental no âmbito do Estágio da Docência. Os resultados apontam que quando aparecem falas sobre as experiências com a matemática, no período vivido enquanto estudante o conteúdo versa sobre os sofrimentos vividos nas aulas ou na realização de exercícios e/ou provas ou, em menor número, sobre as lembranças felizes, uma aula, assunto ou um professor marcante. No momento do estágio retomam essas vivências, o que os leva, em muitos casos, a procurar fazer de forma diferente de seus professores. Procuram contextualizar o ensino por meio de referências ao cotidiano das crianças. Demonstram preocupação com o lúdico em oposição às aulas cansativas que trazem na memória e com o uso de materiais manipulativos em oposição ao ensino centrado nas conceituações. Por vezes repetem os modelos que tiveram e se dão conta disso. Ao narrar essas experiências, confrontando suas escolhas quando se colocam no papel de professores em um processo construção e de tomada de consciência de seus saberes, os futuros professores assumem uma postura de autonomia frente ao próprio processo formativo.Downloads
Publicado
2011-07-07
Como Citar
Oliveira, R. M. M. A. de. (2011). Narrativas de formação: aspectos da trajetória como estudante e experiências de estágio. Revista Interacções, 7(18). https://doi.org/10.25755/int.466
Edição
Secção
Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.
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