Trabalho cooperativo como finalidade e estratégia de aprendizagem. Um estudo de caso em biologia humana

Autores

  • José Luís Coelho da Silva Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação
  • Joana Salazar Escola Secundária/3 de Barcelinhos
  • Maria Emília Poças Escola Secundária/3 de Barcelinhos

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8754

Palavras-chave:

Cooperação, Interação, Interdependência, Responsabilidade, Biologia Humana.

Resumo

A aprendizagem cooperativa é concebida como uma estratégia pedagógica que privilegia uma aprendizagem personalizada e que potencia o sucesso educativo não só individual mas também coletivo. É conseguida através da cooperação de todos os membros do grupo, em que o desempenho de cada um influencia e é influenciado pelo desempenho do Outro. O grupo é concebido como uma organização social cuja eficiência implica a capacidade de construção e manutenção do grupo como um todo e de promoção do sucesso educativo de todos os elementos. É este quadro teórico que enforma a conceção, implementação e avaliação de uma intervenção pedagógica em Biologia Humana do 10.º ano do Curso Tecnológico de Desporto. A estratégia pedagógica carateriza-se pela operacionalização articulada de estruturas e papéis de cooperação na abordagem da unidade didática – Transformação e Utilização de Energia - com a finalidade de promover a aprendizagem integrada de competências de cooperação e de conhecimento substantivo da área da Biologia. A avaliação da intervenção pedagógica incidiu nos objetivos de investigação – 1) Identificar o impacto da estratégia de intervenção pedagógica no desenvolvimento de competências de cooperação e 2) Identificar o impacto da estratégia de intervenção pedagógica no desenvolvimento de competências disciplinares –, efetuada a partir da análise de tarefas de aprendizagem e de um questionário de avaliação final global aplicado aos alunos. A estratégia de intervenção pedagógica é percecionada pelos alunos como tendo contribuído para a promoção do desenvolvimento não só de competências de cooperação mas também do conhecimento substantivo e do pensamento crítico.

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Publicado

2016-03-06

Como Citar

Silva, J. L. C. da, Salazar, J., & Poças, M. E. (2016). Trabalho cooperativo como finalidade e estratégia de aprendizagem. Um estudo de caso em biologia humana. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8754

Edição

Secção

XV ENEC - Inovação didática em ciências físicas e naturais