Os relatórios do desenvolvimento humano e a ampliação do acesso à educação aos grupos mais pobres: em pauta o debate sobre capacidades, habilitações e igualdade de oportunidades

Autores

  • Maria José de Rezende Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.1526

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Capacidades, Habilidades, Oportunidades, Educação

Resumo

A busca de capacidades e de habilidades, como forma de gerar maiores igualdades de oportunidades, tem sido a chave dos Relatórios do Desenvolvimento Humano, publicados pelas Nações Unidas. A finalidade deste artigo é examinar em que consiste essa abordagem centrada na geração de processos sociais, econômicos e políticos capazes de habilitar os indivíduos mais pobres para que obtenham melhores rendimentos e mais adequadas condições de ação política a favor de mudanças reconfiguradoras da sociedade como um todo. Em tais condições, a necessidade de investir na educação norteia de tal modo o debate que esse passa a ganhar um papel central nas propostas de encaminhamento de soluções para a pobreza absoluta e para todas as modalidades de exclusão política e socioeconômica.

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Publicado

2012-12-28

Edição

Secção

Número 21 - Ética e educação