investigar em educação: dois olhares em construção

Autores

  • Bárbara Duque Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
  • Mónica Pereira Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3402

Palavras-chave:

Investigar, Educação, Infância.

Resumo

O presente artigo resulta de uma comunicação onde se ensaiou um exercício articulatório entre os processos investigativos de duas doutorandas em Ciências da Educação que, ao se (com)fundirem no mesmo campo científico, e com vista a uma auto-reflexão recíproca, estabeleceram pontes de correspondência. Nele se dá conta das conexões entre as duas investigações que, embora conceptualmente diferenciadas – (1) ‘Leitura-literatura’ para a infância; (2) Qualidade na creche –, convergem em três dimensões fundamentais, a saber: (i) teórica (investigar o quê?); (ii) metodológica (como investigar?) e epistemológica (que princípios?).

Assente em tais dimensões, como focos que iluminam as intersecções daí brotadas, partir-se-á de cada investigação, em seu tempo próprio, com sua ‘intencionalidade’ própria para produzir sentidos comuns que permitam (re)pensá-las, (re)contextualiza-las e co-construir conhecimento numa perspetiva partilhada e colaborativa.

Em suma, pretende este artigo constituir-se como um contributo reflexivo sobre o ato de investigar em educação.

Downloads

Publicado

2014-01-12

Como Citar

Duque, B., & Pereira, M. (2014). investigar em educação: dois olhares em construção. Revista Interacções, 9(27). https://doi.org/10.25755/int.3402