Formação para formar o leitor jovem do século XXI

Autores

  • Núbio Delanne Ferraz Mafra Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas
  • Lucinea Aparecida de Rezende Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.448

Palavras-chave:

Formação de professores, Leitura, Cultura midiática, Pedagogia, Letras.

Resumo

Os autores investigam a formação de professores em sua relação com a leitura e a cultura midiática, partindo de estudos feitos em uma universidade estadual do Norte do Paraná, Brasil, contemplando os cursos de Letras e Pedagogia. Uma parte destas investigações foi ampliada, tomando-se como referência um curso equivalente de Licenciatura em Educação Básica de uma universidade da região do centro de Portugal. Estes estudos sinalizaram uma abordagem de leitura percebida como insatisfatória por parte dos alunos, bem como propostas curriculares distanciadas das demandas atuais na área da linguagem. O quadro teórico está fundamentado no campo da Leitura e Formação do Leitor, de Estudos Culturais e do Currículo. Neste contexto, os pesquisadores se propõem a discutir o processo formativo dos docentes com vistas a um trabalho proficiente no campo da leitura, em articulação com a linguagem do jovem leitor contemporâneo.

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Publicado

2011-04-07

Como Citar

Mafra, N. D. F., & Rezende, L. A. de. (2011). Formação para formar o leitor jovem do século XXI. Revista Interacções, 7(17). https://doi.org/10.25755/int.448

Edição

Secção

Número 17 - Escola e linguagens juvenis: resistência ou abertura ao novo? (II)