Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola

Autores

  • Ademir José Rosso Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná
  • Annaly S. Tozetto Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná
  • Célia Finck Brandt Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná
  • Leila Inês Follman Freire Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná
  • Luis Fernando Cerri Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná
  • Priscila Larocca Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná
  • Sandro Xavier de Campos Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.449

Palavras-chave:

Letramento docente, Formação de professores, Ação comunicativa.

Resumo

O presente texto é um estudo sobre a hipótese de que a formação de professores pode ser mais bem compreendida através do conceito de letramento docente. Parte-se do princípio da linguagem como elemento central de organização e exercício do pensamento, discutindo o acesso às suas variadas formas e à capacidade de usá-la conscientemente como letramento. Sustenta-se a ideia de letramento docente como leitura do mundo e da escola, e de capacidade de intervenção crítica nessas esferas. O conceito é construído com base nos critérios de construção do protagonismo do sujeito (dizer a sua palavra, no enfoque freiriano), capacidade de leitura do mundo e da comunidade profissional em que atua (o que implica um grau de desvelamento do mesmo) e perspectiva de colocar os conhecimentos disciplinares em uma chave dialógica, em vez de monológica, na atividade educativa. A perspectiva do letramento crítico rejeita a razão instrumental ou técnica e sustenta-se na teoria da ação comunicativa de Habermas.

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Publicado

2011-04-07

Como Citar

Rosso, A. J., Tozetto, A. S., Brandt, C. F., Freire, L. I. F., Cerri, L. F., Larocca, P., & Campos, S. X. de. (2011). Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola. Revista Interacções, 7(17). https://doi.org/10.25755/int.449

Edição

Secção

Número 17 - Escola e linguagens juvenis: resistência ou abertura ao novo? (II)