Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.449Keywords:
Letramento docente, Formação de professores, Ação comunicativa.Abstract
O presente texto é um estudo sobre a hipótese de que a formação de professores pode ser mais bem compreendida através do conceito de letramento docente. Parte-se do princípio da linguagem como elemento central de organização e exercício do pensamento, discutindo o acesso às suas variadas formas e à capacidade de usá-la conscientemente como letramento. Sustenta-se a ideia de letramento docente como leitura do mundo e da escola, e de capacidade de intervenção crítica nessas esferas. O conceito é construído com base nos critérios de construção do protagonismo do sujeito (dizer a sua palavra, no enfoque freiriano), capacidade de leitura do mundo e da comunidade profissional em que atua (o que implica um grau de desvelamento do mesmo) e perspectiva de colocar os conhecimentos disciplinares em uma chave dialógica, em vez de monológica, na atividade educativa. A perspectiva do letramento crítico rejeita a razão instrumental ou técnica e sustenta-se na teoria da ação comunicativa de Habermas.Downloads
Published
2011-04-07
How to Cite
Rosso, A. J., Tozetto, A. S., Brandt, C. F., Freire, L. I. F., Cerri, L. F., Larocca, P., & Campos, S. X. de. (2011). Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola. Interacções, 7(17). https://doi.org/10.25755/int.449
Issue
Section
Number 17 - The school and young people languages: resistance or openness to new possibilities? (II)
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