REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR

Authors

  • Débora Scherer Escobar Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliane Colpo Fundação Machado de Assis - FEMA
  • Marcele Homrich Ravasio Instituto Federal Farroupilha - IFFar

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6136

Keywords:

Transferência. Ação educativa. Ensino superior. Psicanálise.

Abstract

A presente escrita é proposta como sistematização de uma pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de investigar o que permeia a relação transferencial entre professor e aluno no Ensino Superior, na qual buscou-se situar a pesquisa no viés psicanalítico apresentando primeiramente seu campo conceitual.  Na sequência, discutiu-se sobre a estrutura e o funcionamento deste nível de ensino, bem como as competências pedagógicas do professor universitário para posteriormente refletir sobre as implicações de tais questões na relação transferencial estabelecida entre professor e aluno no Ensino Superior. Conclui-se a partir deste estudo bibliográfico que ao conhecer a estrutura e funcionamento do Ensino Superior, bem como as competências do professor universitário torna-se possível refletir sobre os diversos elementos que fazem parte do conjunto de inscrições postas ao professor que antecedem sua entrada na sala de aula e influência direta na relação transferencial que irá estabelecer com seu aluno/acadêmico. Entendeu-se que o professor não está neutro nesta relação, mas sim investido do discurso institucional vigente, o que o coloca mais implicado com o que surge dessa relação.

Author Biographies

Débora Scherer Escobar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Pedagogia (IESA), Especialista em Orientação Educacional (UFFS), Docência para o Ensino Superior (IESA), MBA em Gestão Educacional (CNEC), Capacitação em Atendimento Educacional Especializado (UTP). Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Juliane Colpo, Fundação Machado de Assis - FEMA

Graduada em Psicologia, Especialista em Psicologia nos Processos Educacionais (PUC), Pós-graduada em Aprendizagens Psico-lógicas na Universidade (IESA), Especialização em MBA em Gestão Educacional (FACUS), Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí).

Marcele Homrich Ravasio, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Psicóloga, Mestre em Educação (UNISINOS), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil. Pós-doutoranda em Educação nas Ciências - Unijuí. Atualmente é docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Published

2018-06-30

How to Cite

Escobar, D. S., Colpo, J., & Ravasio, M. H. (2018). REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR. Interacções, 13(46). https://doi.org/10.25755/int.6136

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences