Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade

Autores

  • Ana V. Rodrigues Universidade de Aveiro – Departamento de Educação. Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”
  • Isabel P. Martins Universidade de Aveiro – Departamento de Educação. Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8744

Palavras-chave:

Laboratório de ciências, 1.º CEB, Educação em ciências.

Resumo

O presente artigo visa apresentar uma proposta de laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade. Assim, pretende-se: (i) fundamentar a relevância de infraestruturas, equipamentos e recursos de suporte ao ensino das ciências e apresentar princípios orientadores apontados pela literatura para o desenvolvimento de laboratórios escolares e (ii) descrever o processo de conceção, implementação e avaliação inerente ao desenvolvimento de um laboratório de ciências numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo por base o marco teórico de suporte ao desenvolvimento do mesmo.

O laboratório é utilizado semanalmente por todas as turmas da escola e os resultados da investigação apontam no sentido de que a sua existência é uma condição favorável: (i) ao incremento da motivação e implicação do corpo docente na implementação, regular e sistematizada, de atividades práticas de ciências com as crianças; (ii) ao desenvolvimento de competências ao nível das ciências experimentais e na sua motivação para a aprendizagem das ciências.

Considera-se, portanto, que a proposta de laboratório desenvolvida poderá servir como base de trabalho para outras instituições escolares do 1.º CEB, com as devidas adaptações às realidades particulares e projetos específicos dessas instituições.

Downloads

Publicado

2016-03-06

Como Citar

Rodrigues, A. V., & Martins, I. P. (2016). Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8744

Edição

Secção

XV ENEC - Ciências em contextos com especialidades