Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8769Palavras-chave:
Ensino Experimental das Ciências, Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Ensino e Aprendizagem das Ciências.Resumo
O ensino experimental das ciências (EEC) físicas e naturais tem vindo a ser alvo de investigação, quer ao nível da sua aplicação pelos professores, em sala de aula, quer ao nível das potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem.
Este artigo reflete o trabalho desenvolvido numa oficina de formação no decurso do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XV ENEC). Pretendeu-se com a mesma proporcionar aos professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 2.º CEB) momentos de reflexão acerca da temática EEC, propondo ideias/atividades a implementar em sala de aula, que contrariem a tendência da ausência deste tipo de ensino. Deste modo, apresentaram-se sugestões que demonstraram a importância do EEC e as competências/capacidades que este tipo de ensino promove nos alunos. As atividades apresentadas, de cariz investigativo, inseriram-se numa abordagem de aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) e na sua contextualização no currículo atual.
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