Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8769Keywords:
Ensino Experimental das Ciências, Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Ensino e Aprendizagem das Ciências.Abstract
O ensino experimental das ciências (EEC) físicas e naturais tem vindo a ser alvo de investigação, quer ao nível da sua aplicação pelos professores, em sala de aula, quer ao nível das potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem.
Este artigo reflete o trabalho desenvolvido numa oficina de formação no decurso do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XV ENEC). Pretendeu-se com a mesma proporcionar aos professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 2.º CEB) momentos de reflexão acerca da temática EEC, propondo ideias/atividades a implementar em sala de aula, que contrariem a tendência da ausência deste tipo de ensino. Deste modo, apresentaram-se sugestões que demonstraram a importância do EEC e as competências/capacidades que este tipo de ensino promove nos alunos. As atividades apresentadas, de cariz investigativo, inseriram-se numa abordagem de aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) e na sua contextualização no currículo atual.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.