A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.414Keywords:
Investigação-acção, Currículo, Profissionalidade docente, Deliberação curricular, Relevância curricular.Abstract
Este artigo refere-se a um projecto de investigação curricular colaborativa que nasceu da conjugação entre, por um lado, a preocupação de alguns professores do ensino básico com o desinteresse manifestado por determinados alunos em relação à escola e ao currículo e, por outro, o interesse de alguns professores universitários em estudar questões de relevância curricular. Dessa conjugação resultou a assunção de uma dimensão investigativa na prática profissional dos referidos professores do ensino básico, concretizada num projecto de investigação-acção colaborativa conduzido por uma equipa de quatro docentes universitários e dez docentes do ensino básico (todos os ciclos), que têm estudado a problemática do reconhecimento (ou não), por parte dos alunos, da relevância das aprendizagens escolares. A recolha de dados tem sido feita em sucessivos ciclos de investigação-acção, com a duração de um ano escolar cada, principalmente através do registo sistemático de manifestações de desinteresse (por parte dos alunos em relação ao currículo) observadas nas aulas e de entrevistas aos alunos, conduzidas pelos seus professores. Os dados têm sido analisados pelos próprios professores do ensino básico, com o apoio dos docentes universitários, e sujeitos a interpretações individuais e de equipa, sendo essas interpretações inspiradoras de novas estratégias de ensino, que são continuamente monitorizadas e revistas. Os processos já amadurecidos e os resultados já gerados sugerem que, apesar da existência de algumas dificuldades, é possível desenvolver nas escolas do ensino básico práticas de gestão curricular que integrem uma componente de investigação.Downloads
Published
2010-04-06
How to Cite
Sousa, F. (2010). A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR. Interacções, 6(14). https://doi.org/10.25755/int.414
Issue
Section
Number 14 - Research and professional practice: stories of relation with knowledge (I)
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