Promover a aprendizagem, transformar o ensino: O contributo do projecto "Investigação para um currículo relevante"

Authors

  • Susana Mira Leal Universidade dos Açores
  • Odília Machado Escola Básica Integrada da Praia da Vitória
  • Mónica Monteiro Escola Básica Integrada da Praia da Vitória
  • Filomena Rebelo Escola Básica Integrada Roberto Ivens

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.428

Keywords:

Investigação-acção, Profissionalidade docente, Currículo, Relevância curricular, Aprendizagem significativa.

Abstract

Este artigo decorre de um projecto de investigação-acção colaborativa designado Investigação para um Currículo Relevante, em curso na Região Autónoma dos Açores, cujos objectivos e procedimentos são mais amplamente explicitados no artigo intitulado “A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR”, divulgado no mesmo número desta revista. O texto ilustra as potencialidades dos projectos de investigação-acção na promoção de professores reflexivos, capazes de perspectivar criticamente as suas práticas e contextos específicos no sentido da sua transformação, tendo em vista a promoção da qualidade dos processos educativos e dos resultados escolares dos alunos, particularmente daqueles que registam uma menor afinidade e interesse pela escola e pelas experiências e aprendizagens que aquela lhes proporciona. Ao longo do texto são apresentadas algumas estratégias com potencial no âmbito da promoção da relevância curricular e da significatividade da aprendizagem, decorrentes das acções de experimentação desenvolvidas por quatro dos docentes do Ensino Básico que integram a equipa do projecto ICR. As estratégias descritas (narrativas; trabalho de projecto e resolução de problemas) foram implementadas ao longo do ano lectivo de 2009/2010 em 4 turmas do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e a sua selecção decorreu da observação de manifestações de desinteresse de alguns alunos relativamente à escola e/ou a determinada disciplina em particular, de entrevistas realizadas àqueles alunos e de dados colhidos nos respectivos processos individuais relativamente ao seu percurso escolar, contexto sócio-familiar, interesses e ocupações extra-escolares.

Published

2010-07-06

How to Cite

Leal, S. M., Machado, O., Monteiro, M., & Rebelo, F. (2010). Promover a aprendizagem, transformar o ensino: O contributo do projecto "Investigação para um currículo relevante". Interacções, 6(15). https://doi.org/10.25755/int.428

Issue

Section

Number 15 - Research and professional practice: stories of relation with knowledge (II)