Trabalho colaborativo e representações sociais: contributos para a promoção do sucesso escolar em matemática
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.495Keywords:
Matemática, Trabalho colaborativo, Interacções dialógicas, Representações sociais.Abstract
Numa sociedade tecnológica e global, como a actual, são exigidas, aos cidadãos, capacidades e competências que lhes permitam ultrapassar os desafios. A matemática assume-se como uma forma de conhecimento, culturalmente situado, importante na mediação e resolução desses desafios. Enquanto disciplina associada a elevadas taxas de insucesso académico e a representações sociais negativas, é, muitas vezes, responsável por abandonos escolares precoces. O trabalho colaborativo, em díade ou pequenos grupos, actua como ferramenta mediadora no acesso ao sucesso académico e como facilitador no desenvolvimento de capacidades e competências (matemáticas), promovendo a literacia matemática. Este trabalho insere-se no projecto Interacção e Conhecimento. Assume um paradigma interpretativo e um design de investigação-acção. Os participantes são os alunos duma turma de 8.º ano de escolaridade, o professor/investigador e outros dois observadores. Os instrumentos de recolha de dados são um instrumento de avaliação de capacidades e competências (matemáticas), tarefas de inspiração projectiva, questionários, observação, recolha documental e protocolos dos alunos. Os dados foram tratados através de uma análise de conteúdo narrativa, sucessiva e aprofundada, de onde emergiram categorias indutivas. Analisamos as trajectórias de participação de uma aluna (Carolina, nome fictício), enquanto exemplo paradigmático. Discutimos estas trajectórias de participação em matemática, nomeadamente as três tarefas de inspiração projectiva e algumas tarefas matemáticas, realizadas em aula e em díade. Esta investigação ilumina as potencialidades que o trabalho colaborativo tem na apropriação de conhecimentos (matemáticos), na mobilização e/ou desenvolvimento de capacidades e competências (matemáticas), na mudança das representações sociais relativas à matemática e nos processos de socialização dos alunos.Downloads
Published
2012-04-10
How to Cite
Machado, R., & César, M. (2012). Trabalho colaborativo e representações sociais: contributos para a promoção do sucesso escolar em matemática. Interacções, 8(20). https://doi.org/10.25755/int.495
Issue
Section
Number 20 - Challenges in Mathematics teaching and learning
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.