O CONCEITO DE DERIVADA DE UMA FUNÇÃO: UMA CONSTRUÇÃO ALTERNATIVA AO CONCEITO DE LIMITES

Authors

  • Jairo Rocha Faria DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Emerson Souza Freire Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda da UFF

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6239

Keywords:

Cálculo Diferencial, Derivada, Educação Matemática, Limite.

Abstract

Este artigo propõe uma construção alternativa para o conceito de derivada de uma função, um dos conceitos fundamentais do Cálculo Diferencial, aproximando-se do Método das Fluxões de Newton, apresentado no século XVIII através de forte apelo intuitivo. Evitar a construção demasiadamente técnica do conceito de derivada através de um limite indeterminado cuja abstração e formalismo constituem dificuldades adicionais para os alunos foi a principal motivação para este trabalho. Amparados ainda pelo desenvolvimento histórico, acreditamos que a abordagem ora proposta constitua uma alternativa bastante natural tanto para a significação do conceito de derivada, quanto para o desenvolvimento de alguns aspectos técnicos do conteúdo programático de Cálculo, como calcular derivadas e obter as regras de derivação, por exemplo. O principal objetivo deste trabalho é, portanto, fornecer fundamentos que corroborem com esta afirmação.

Author Biographies

Jairo Rocha Faria, DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), doutorado em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2007) e Pós-Doutorado no Department of Applied Mathematics - University of Leeds, U.K, (2013/2014). Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais e Matemática Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Sensibilidade Topológica, Educação Matemática, Método das Soluções Fundamentais, Problemas Inversos e Segmentação de Imagens.

Emerson Souza Freire, Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda da UFF

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Modelagem Computacional - Laboratório Nacional de Computaçao Científica (2006). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciências Exatas, VCE, Volta Redonda. Atua na área de Controle, com ênfase em controle ótimo e robusto no domínio da frequência.Têm experiência na utilização de Matlab para aplicação em Problemas de Controle e resolução de problemas de otimização sujeitos a restrições definidas por Desigualadades Matriciais Lineares.(LMI).

Published

2018-06-30

How to Cite

Faria, J. R., & Freire, E. S. (2018). O CONCEITO DE DERIVADA DE UMA FUNÇÃO: UMA CONSTRUÇÃO ALTERNATIVA AO CONCEITO DE LIMITES. Interacções, 13(46). https://doi.org/10.25755/int.6239

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences