O CONCEITO DE DERIVADA DE UMA FUNÇÃO: UMA CONSTRUÇÃO ALTERNATIVA AO CONCEITO DE LIMITES
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.6239Palavras-chave:
Cálculo Diferencial, Derivada, Educação Matemática, Limite.Resumo
Este artigo propõe uma construção alternativa para o conceito de derivada de uma função, um dos conceitos fundamentais do Cálculo Diferencial, aproximando-se do Método das Fluxões de Newton, apresentado no século XVIII através de forte apelo intuitivo. Evitar a construção demasiadamente técnica do conceito de derivada através de um limite indeterminado cuja abstração e formalismo constituem dificuldades adicionais para os alunos foi a principal motivação para este trabalho. Amparados ainda pelo desenvolvimento histórico, acreditamos que a abordagem ora proposta constitua uma alternativa bastante natural tanto para a significação do conceito de derivada, quanto para o desenvolvimento de alguns aspectos técnicos do conteúdo programático de Cálculo, como calcular derivadas e obter as regras de derivação, por exemplo. O principal objetivo deste trabalho é, portanto, fornecer fundamentos que corroborem com esta afirmação.Downloads
Publicado
2018-06-30
Como Citar
Faria, J. R., & Freire, E. S. (2018). O CONCEITO DE DERIVADA DE UMA FUNÇÃO: UMA CONSTRUÇÃO ALTERNATIVA AO CONCEITO DE LIMITES. Revista Interacções, 13(46). https://doi.org/10.25755/int.6239
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Secção
Artigos
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