Planejamento da educação municipal no Tocantins: processos de construção de planos, regime de colaboração, gestão democrática
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.7235Keywords:
Educação municipal, Gestão da educação, Planos Municipais de Educação, Brasil – Tocantins.Abstract
Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa em desenvolvimento no subgrupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT/NEPCE, que tem como objetivo desenvolver estudos, pesquisa e extensão em educação municipal, organizada em redes de ensino ou sistemas de educação, abordando as relações históricas entre Estado e Sociedade e o processo de gestão, legislação, políticas públicas curriculares e educativas, história e memória em âmbito municipal, nacional e internacional. Neste texto, são descritos aspectos desta política pública e da gestão da educação no Brasil, abordando, especificamente, processos/documentos de orientação do MEC, ações de alguns dos 139 municípios na elaboração ou adequação de seus PMEs e concepções e conceitos que os perpassam. No Tocantins, até o início do ano de 2014, um georreferenciamento demonstra que dos 139 Municípios, apenas seis elaboraram seus PMEs.Downloads
Published
2015-08-08
How to Cite
Lagares, R., Sousa, A. R. de, Mesquita, G. Q., & Cavalcante, J. G. B. (2015). Planejamento da educação municipal no Tocantins: processos de construção de planos, regime de colaboração, gestão democrática. Interacções, 11(35). https://doi.org/10.25755/int.7235
Issue
Section
Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.