Matemática com arte: a construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativos

Autores

  • Lucília Teles Universidade de Lisboa, Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências
  • Margarida César Universidade de Lisboa, Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.338

Palavras-chave:

Trabalho Colaborativo, Educação Intercultural, Identidades, Apropriação de conhecimentos matemáticos.

Resumo

A Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) é uma escola vocacional com ensino integrado, constituindo um grande desafio para os professores das disciplinas de formação geral. Enquanto professora de Matemática nesta escola assumimos como uma prioridade tornar as aprendizagens matemáticas mais significativas para os alunos, promovendo a apropriação de conhecimentos e a mobilização/desenvolvimento de competências. O trabalho desenvolvido baseou-se numa perspectiva de educação matemática intercultural, bem como numa abordagem dialógica, nomeadamente no que se refere à construção das identidades (Hermans, 1996, 2001), aspecto particularmente relevante em alunos que, desde muito cedo, fazem opções profissionais que configuram as suas vivências, dentro e fora da escola.

Realizámos uma investigação-acção, seguindo uma abordagem interpretativa/qualitativa, de inspiração etnográfica. Este estudo baseia-se nos projectos Interacção e Conhecimento e IDMAMIM. Assim, os alunos trabalharam colaborativamente desde o início do ano lectivo e realizaram um microprojecto intercultural e interdisciplinar. Os participantes são os alunos de uma turma de 9º ano de escolaridade (n=16), a professora/investigadora e os professores de Educação Visual (EV), Língua Portuguesa e História. Os dados foram recolhidos através de observação participante (aulas áudio/vídeo gravadas), questionários (alunos e professores), entrevistas (6 alunos e professor de EV) e diversos documentos. Os dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo sistemática e detalhada, que fez emergir categorias indutivas. Os resultados iluminam a cultura da escola, bem como o contrato didáctico implementado nas aulas de Matemática e o modo como ambos contribuíram para a construção das identidades dos alunos desta turma.

Downloads

Publicado

2007-07-05

Como Citar

Teles, L., & César, M. (2007). Matemática com arte: a construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativos. Revista Interacções, 3(6). https://doi.org/10.25755/int.338

Edição

Secção

Número 6 - A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo I.