A contribuição da construção social da tecnologia para a abordagem CTS: desafios a partir dos resultados PIERACTS

Autores

  • Marco Aurelio Ferreira Brasil da Silva Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ, professor do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e da FDC – Faculdade de Duque de Caxias
  • Thiago Brañas de Melo Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ, professor do IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Bruno Stefoni Bock Mestrando do Programa de Mestrado em Tecnologia do CEFET/RJ, Administrador da UFF – Universidade Federal Fluminense brunostefoni@gmail.com
  • Alvaro Chrispino Doutor em Educação pela UFRJ, Professor dos Programas de Pós-graduação do CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6930

Palavras-chave:

PIEARCTS, CTS, Rede CTS, Redes Sociais, Educação Tecnológica.

Resumo

Este artigo pretende oferecer subsídios para futuras intervenções na educação e no ensino, a partir dos resultados do projeto da investigação PIEARCTS de alunos e professores da educação tecnológica do Rio de Janeiro, prosseguindo com um mapeamento de rede onde apresenta as referências mais citadas na produção CTS no Brasil, identificando os autores representantes da Construção Social da Tecnologia e indicando seu grau de participação nesta rede. Ao final, percebe-se a pequena participação de autores e temas de Tecnologia na área de Ensino do Brasil, o que pode justificar os resultados obtidos nas questões PIEARCTS em torno deste tema.

Downloads

Publicado

2015-05-18

Como Citar

Silva, M. A. F. B. da, Melo, T. B. de, Bock, B. S., & Chrispino, A. (2015). A contribuição da construção social da tecnologia para a abordagem CTS: desafios a partir dos resultados PIERACTS. Revista Interacções, 11(34). https://doi.org/10.25755/int.6930