Ética em educação: sentidos, razões e consequências

  • Gracinda Hamido Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
  • Marta Uva Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Palavras-chave: Ética, Educação, História da educação, Filosofia da educação

Resumo

A presente edição da revista Interacções congrega trabalhos que se debruçam sobre dimensões e leituras diversas da Ética enquanto requisito, elemento processual e produto educacional. No conjunto dos treze trabalhos aqui apresentados, podemos identificar campos de estudo e referenciais conceptuais diversos, convergindo na análise de um mesmo fenómeno, a Ética na Educação. Os sentidos que ela assume surgem configurados pelos enfoques, ora na educação inclusiva e na educação intercultural, ora na História e na Filosofia da educação, ou nas políticas e finalidades educativas, ora ainda na formação de professores. Estes enfoques emprestam, por assim dizer, as suas próprias razões aos argumentos tecidos e às interpretações e ilações identificadas.

Publicado
2012-12-28
Secção
Número 21 - Ética e educação