A palavra e o laço social entre adolescentes na escola
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.3366Palavras-chave:
Adolescência, Educação, Laço social, Palavra.Resumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa sobre a adolescência e a educação no contexto social contemporâneo, que vem sendo realizada na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. Partimos da constatação que as condições sociais que sustentam o laço educativo têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas, trazendo questões tanto para os que ocupam o lugar de educadores quanto para crianças e adolescentes. Através de pesquisa de campo inspirada no método da pesquisa-intervenção, realizamos grupos de conversação com alunos e professores visando observar a relação dos adolescentes com a escola e seus representantes. Sustentando-nos na perspectiva psicanalítica e entendendo que a educação e a subjetivação humanas se dão numa dimensão de linguagem, a partir dessa inserção no campo, somos confrontados com questões a respeito dos limites e alcances da palavra na educação hoje. Neste trabalho discutimos o estatuto da palavra no âmbito educacional, supondo que os efeitos da mutação do regime simbólico no laço educativo têm incidência particular sobre os adolescentes e se apresenta sob a forma de problemas de escolarização e diversas manifestações da violência nas escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.