A palavra e o laço social entre adolescentes na escola
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.3366Keywords:
Adolescência, Educação, Laço social, Palavra.Abstract
O presente artigo é fruto de uma pesquisa sobre a adolescência e a educação no contexto social contemporâneo, que vem sendo realizada na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. Partimos da constatação que as condições sociais que sustentam o laço educativo têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas, trazendo questões tanto para os que ocupam o lugar de educadores quanto para crianças e adolescentes. Através de pesquisa de campo inspirada no método da pesquisa-intervenção, realizamos grupos de conversação com alunos e professores visando observar a relação dos adolescentes com a escola e seus representantes. Sustentando-nos na perspectiva psicanalítica e entendendo que a educação e a subjetivação humanas se dão numa dimensão de linguagem, a partir dessa inserção no campo, somos confrontados com questões a respeito dos limites e alcances da palavra na educação hoje. Neste trabalho discutimos o estatuto da palavra no âmbito educacional, supondo que os efeitos da mutação do regime simbólico no laço educativo têm incidência particular sobre os adolescentes e se apresenta sob a forma de problemas de escolarização e diversas manifestações da violência nas escolas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.