Aprendizagem profissional e transições para o mundo do trabalho. Pistas para refletir sobre a formação dos educadores sociais
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.3997Keywords:
Inserção profissional, Aprendizagem profissional, Ensino Superior, Aprendizagem ao longo da vida, Educadores sociais.Abstract
No estudo sobre as transições entre a formação e o emprego dos diplomados, a emergência de uma linha de investigação que releva o significado das aprendizagens experienciadas em diferentes contextos constitui o mote para este artigo. Tomando como referência o desafio temático desta publicação, e assumindo a sua ampla abrangência, propomos uma abordagem que equaciona a discussão sobre a aprendizagem profissional, a partir de contributos da investigação em Portugal e em contexto europeu. Situamos a reflexão num campo de investigação particular, o da inserção profissional, para a partir dela, num apontamento final, retirarmos e apresentarmos algumas pistas que têm vindo a orientar a nossa perspetiva sobre o desenvolvimento da formação na área da Educação Social na Escola Superior de Educação de Santarém (ESES).Downloads
Published
2014-06-09
How to Cite
Teixeira, L. (2014). Aprendizagem profissional e transições para o mundo do trabalho. Pistas para refletir sobre a formação dos educadores sociais. Interacções, 10(29). https://doi.org/10.25755/int.3997
Issue
Section
Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.