História de vida: relação entre as vivências pessoais e profissionais na configuração das concepções e práticas em educação de infância

Autores

  • Eunice Paula Educadora de Infância
  • Joana Campos Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa; Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.458

Palavras-chave:

Histórias de Vida, Narrativas, Educação de Infância.

Resumo

A presente publicação retoma parcialmente uma pesquisa que partiu da questão “Qual a relação entre a vida pessoal e a vida profissional no desenvolvimento dos percursos dos profissionais de educação de infância?”, para demonstrar a potencialidade do que comummente se designa por Histórias de Vida na investigação em educação, nomeadamente, sobre o desenvolvimento profissional de educadores/professores. Os procedimentos metodológicos adoptados combinaram a análise entre os eixos diacrónicos e sincrónicos com as dimensões pessoais e profissionais.

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

Paula, E., & Campos, J. (2011). História de vida: relação entre as vivências pessoais e profissionais na configuração das concepções e práticas em educação de infância. Revista Interacções, 7(18). https://doi.org/10.25755/int.458

Edição

Secção

Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.