Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.465Keywords:
Formação de professores, Narrativa como estratégia formativa, Grupos colaborativos, Séries iniciais do ensino fundamental.Abstract
Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou em que medida práticas colaborativas adotadas como estratégias formativas num grupo de estudos e pesquisas com alunas do curso de formação de professores dos anos iniciais contribuem para a (re)significação do ensino de matemática. Para esse artigo abordaremos a contribuição da leitura e produção de narrativas como uma dessas estratégias formativas na formação matemática da aluna Letícia. Essa pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, em um grupo de trabalho constituído no interior da Universidade São Francisco, campus de Bragança Paulista, Estado de São Paulo, Brasil, composto por licenciandas e pela pesquisadora, que também assumiu o papel de formadora. Durante a existência do grupo analisamos as diferentes estratégias formativas propostas por Alarcão (2003) que proporcionaram momentos de reflexão e aprendizagem nesse grupo, sobre a matemática e seu ensino. Evidenciamos o caso de uma das alunas do grupo, a aluna Letícia e seu movimento de (trans)formação no/pelo grupo. Destacamos a leitura de narrativas escritas por professores/autores como uma estratégia que mais se mostrou significativa para as participantes e para Letícia, assim como a produção de suas próprias narrativas. Os resultados oferecem indicações para a formação de professores que ensinam (ensinarão) matemática nas séries iniciais do ensino fundamental a partir da constituição de grupos colaborativos, das leituras compartilhadas, da postura problematizadora do formador e da produção de narrativas de formação.Downloads
Published
2011-07-07
How to Cite
Toricelli, L., & Grando, R. C. (2011). Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais. Interacções, 7(18). https://doi.org/10.25755/int.465
Issue
Section
Number 18 - Narratives in research and teacher training
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.