Como se entrelaçam a educação e o emprego? Contributos da investigação sobre licenciados, mestres e doutores
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.287Keywords:
Licenciados, Mestres, Doutores, Ensino Superior, EmpregoAbstract
As transições entre ensino superior e esfera da profissão têm assumido nos últimos anos uma visibilidade social crescente, sublinhando-se as dificuldades de acesso ao emprego por parte dos diplomados de ensino superior. Neste artigo, procura-se explicitar a natureza destas dificuldades sentidas pelos diplomados ao longo dos seus percursos, bem como se tenta clarificar as razões que estão na origem da crescente visibilidade desta temática. Para tal, após uma breve análise sócio-histórica sobre a emergência do campo de investigação centrado nas relações entre sistema educativo e trabalho/emprego, identificam-se e caracterizam-se um conjunto de perspectivas teóricas fundamentais neste domínio de pesquisa. Num segundo momento, reunem-se alguns contributos de duas investigações sobre diplomados de ensino superior por nós realizadas, recorrendo aos resultados de dois inquéritos por questionário que permitem caracterizar os percursos académicos e profissionais de licenciados, mestres e doutores.Downloads
Published
2005-12-02
How to Cite
Alves, M. G. (2005). Como se entrelaçam a educação e o emprego? Contributos da investigação sobre licenciados, mestres e doutores. Interacções, 1(1). https://doi.org/10.25755/int.287
Issue
Section
Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.