Como se entrelaçam a educação e o emprego? Contributos da investigação sobre licenciados, mestres e doutores

Autores

  • Mariana Gaio Alves Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.287

Palavras-chave:

Licenciados, Mestres, Doutores, Ensino Superior, Emprego

Resumo

As transições entre ensino superior e esfera da profissão têm assumido nos últimos anos uma visibilidade social crescente, sublinhando-se as dificuldades de acesso ao emprego por parte dos diplomados de ensino superior. Neste artigo, procura-se explicitar a natureza destas dificuldades sentidas pelos diplomados ao longo dos seus percursos, bem como se tenta clarificar as razões que estão na origem da crescente visibilidade desta temática. Para tal, após uma breve análise sócio-histórica sobre a emergência do campo de investigação centrado nas relações entre sistema educativo e trabalho/emprego, identificam-se e caracterizam-se um conjunto de perspectivas teóricas fundamentais neste domínio de pesquisa. Num segundo momento, reunem-se alguns contributos de duas investigações sobre diplomados de ensino superior por nós realizadas, recorrendo aos resultados de dois inquéritos por questionário que permitem caracterizar os percursos académicos e profissionais de licenciados, mestres e doutores.

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Publicado

2005-12-02

Como Citar

Alves, M. G. (2005). Como se entrelaçam a educação e o emprego? Contributos da investigação sobre licenciados, mestres e doutores. Revista Interacções, 1(1). https://doi.org/10.25755/int.287