Número Atual

Vol. 13 N.º 3 (2025): Culturas Científica e Digital em pesquisas que articulam universidade-escola-sociedade
					Ver Vol. 13 N.º 3 (2025): Culturas Científica e Digital em pesquisas que articulam universidade-escola-sociedade

Editoras convidadas
Miriam Struchiner [Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil] e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida [Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil]

Este número temático da Sisyphus apresenta pesquisas que envolvem fundamentos, metodologias e análises de experiências que articulam cultura científica e cultura digital em contextos escolares, na perspectiva participativa, crítica, e emancipatória e com base na integração entre universidade, escola e sociedade.
Está composto por 12 artigos, oriundos de Portugal, Chile, Espanha, Moçambique, e de diferentes regiões brasileiras, o que confere diversidade de contextos, abordagens, participantes e práticas, tratados em suas múltiplas dimensões (sociais, culturais, políticas, cognitivas etc.) com a valorização do pensamento crítico, do currículo vivenciado, da cidadania democrática e de questões sociocientíficas. Espera-se que estes textos contribuam para o avanço do conhecimento e suscitem novas questões de investigação.

Publicado: 2025-10-31

Introdução

Artigos

Ver Todos os Números

 

__________________________________________________________________________________________

A Sisyphus — Revista de Educação pretende ser um espaço para uma discussão de aspetos políticos, sociais, económicos, culturais, históricos, curriculares e organizacionais da educação. Persegue uma ampla agenda de investigação, enriquecendo-se levando em linha de conta a abertura de novos posicionamentos conceptuais e críticos face às circunstâncias e tendências em presença ou em confronto na arena educativa global.

A revista publica textos que mostrem investigação original – estudos teóricos e análises empíricas – e recorram a uma variedade de métodos, encorajando abertamente a submissão de investigações inovadoras e provocativas, fundadas em diversas orientações, incluindo trabalhos de orientação política. Não se filia em qualquer paradigma; antes promove uma multiplicidade de abordagens. Contudo, a Sisyphus procura contributos no âmbito de dois temas de investigação principais: Educação XXI e Forças de Mudança em Educação

equipa editorial | contatos | instruções de submissão | código ético | revisores 2024 | IE-ULisboa [editor]

__________________________________________________________________________________________