Formação de professores para educação de jovens e adultos (EJA): possibilidades para uma prática pedagógica emancipatória
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.7239Palavras-chave:
Formação de professores, Educação de Jovens e Adultos, Política curricular, Prática pedagógica.Resumo
Este estudo representa uma reflexão no âmbito das políticas públicas do Programa de Formação Continuada em Serviço para Professores do Estado de Pernambuco, de 2012 a 2014. As especificidades e necessidades dos estudantes da EJA exigem professores comprometidos, autônomos e com um perfil específico. A sua formação em serviço constitui um espaço fundamental tanto para o desenvolvimento da autonomia, política e curricular, como para a produção de material didático e a (re)organização das práticas docentes. Os resultados obtidos revelam uma participação ativa, satisfatória, produtiva e significativa dos professores que atuam na sala de aula, bem como dos professores que atuam como coordenadores. Revelam também que a (re)organização do Projeto Político Pedagógico, quando realizada de forma coletiva e colaborativa, é fundamental para a superação de alguns desafios políticos, curriculares e metodológicos da prática pedagógica na EJA.Downloads
Publicado
2015-08-08
Como Citar
Sérgio, M. C. (2015). Formação de professores para educação de jovens e adultos (EJA): possibilidades para uma prática pedagógica emancipatória. Revista Interacções, 11(35). https://doi.org/10.25755/int.7239
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.