Parents' spots in school – Challenging place – Conscious partnership.

Authors

  • Maria Mendel University of Gdansk, Poland

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.297

Keywords:

Parceria escola-família-comunidade, Envolvimento parental, Educação para a consciência do lugar.

Abstract

O modo como as escolas funcionam pode ser compreendido através de vários métodos e quadros de reflexão. O meu texto focaliza-se na análise do espaço escolar, no qual os “lugares para pais” [parents’ spots] são descobertos no contexto da democratização da vida escolar e da falta de uma base de compreensão do desenvolvimento físico e mental de uma cultura parental no espaço escolar polaco. A análise maioritariamente semiótica e crítica baseia-se na concepção de Edward Hall do significado cultural do espaço.
A maioria das partes do texto remete para questões como: que tipo de lugar existe para os pais na escola dos seus filhos? É amigável? Se sim, Porquê? Se não, porque é que isso acontece? Os espaços visitados pelos pais na escola são controlados? É possível detectar relações de poder com base na análise da distribuição e supervisão do espaço escolar? Que relações são essas, se é que existem? Etc.
Nas conclusões faço um apelo à consolidação de esforços e à criação de uma nova forma de realidade escolar na qual os pais, enquanto parceiros da comunidade escolar, teriam oportunidade de desenvolver a sua própria cultura – uma condição sine qua non de democratização da vida da escola. Isto seria possível se os pais não se limitassem a ter lugar na escola, mas um verdadeiro lugar de parceria no seu espaço.

Author Biography

Maria Mendel, University of Gdansk, Poland

Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Áreas de investigação: Didáctica das ciências; Conhecimento e desenvolvimento profissional de professores; A discussão de questões sociocientíficas na educação em ciências; Integração das TIC na educação em ciências.

Published

2006-03-02

How to Cite

Mendel, M. (2006). Parents’ spots in school – Challenging place – Conscious partnership. Interacções, 2(2). https://doi.org/10.25755/int.297

Issue

Section

Number 2 - Different looks over schools and families and their intra and inter-relations