Parents' spots in school – Challenging place – Conscious partnership.
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.297Palavras-chave:
Parceria escola-família-comunidade, Envolvimento parental, Educação para a consciência do lugar.Resumo
O modo como as escolas funcionam pode ser compreendido através de vários métodos e quadros de reflexão. O meu texto focaliza-se na análise do espaço escolar, no qual os “lugares para pais” [parents’ spots] são descobertos no contexto da democratização da vida escolar e da falta de uma base de compreensão do desenvolvimento físico e mental de uma cultura parental no espaço escolar polaco. A análise maioritariamente semiótica e crítica baseia-se na concepção de Edward Hall do significado cultural do espaço.A maioria das partes do texto remete para questões como: que tipo de lugar existe para os pais na escola dos seus filhos? É amigável? Se sim, Porquê? Se não, porque é que isso acontece? Os espaços visitados pelos pais na escola são controlados? É possível detectar relações de poder com base na análise da distribuição e supervisão do espaço escolar? Que relações são essas, se é que existem? Etc.
Nas conclusões faço um apelo à consolidação de esforços e à criação de uma nova forma de realidade escolar na qual os pais, enquanto parceiros da comunidade escolar, teriam oportunidade de desenvolver a sua própria cultura – uma condição sine qua non de democratização da vida da escola. Isto seria possível se os pais não se limitassem a ter lugar na escola, mas um verdadeiro lugar de parceria no seu espaço.
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Publicado
2006-03-02
Como Citar
Mendel, M. (2006). Parents’ spots in school – Challenging place – Conscious partnership. Revista Interacções, 2(2). https://doi.org/10.25755/int.297
Edição
Secção
Número 2 - Pluralidade de olhares sobre escolas e famílias e suas intra e inter-relações.
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