Mudança e inovação em educação: o compromisso dos professores

Authors

  • Isolina Oliveira Universidade Aberta, Laboratório de Educação a Distância (LE@D)
  • Conceição Courela Universidade Aberta, Laboratório de Educação a Distância (LE@D)

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3404

Keywords:

Capacidade interna das escolas, Inovação, Investigação sobre a prática, Mudança.

Abstract

Neste texto é efetuada uma análise reflexiva aos conceitos de reforma, mudança e inovação, procurando situá-los nas suas origens e contextos. A compreensão dos conceitos de mudança e inovação educativa passa pela sua integração numa visão sistémica das chamadas reformas estruturais dos sistemas educativos, em particular, nas últimas décadas do séc. XX.  A inovação é uma prática institucionalmente situada, que engloba a decisão, os processos e a intervenção. A inovação centra-se nas escolas, nas salas de aula e nas práticas dos professores e agrega três componentes: a utilização de novos materiais ou tecnologias, o uso de novas estratégias ou atividades e a alteração de crenças por parte dos intervenientes (Fullan, 2007).

Nesta linha, as autoras argumentam sobre a pertinência de uma abordagem à inovação como promotora da reflexão-ação docente, apelando ao questionamento de um coletivo docente que se propõe mudar as práticas de forma intencional, ou seja, a inovação como um processo e não como um fim em si mesmo.

Neste sentido, centra-se a análise em três projetos de intervenção desenvolvidos em sala de aula em diferentes contextos educativos. Em relação a cada um deles referimos o foco e os objetivos do estudo, os participantes e os principais resultados. No primeiro caso a inovação diz respeito à operacionalização de um design de avaliação alternativo em Ciências Naturais, englobando testes e relatórios elaborados em duas fases. No segundo caso, a proposta inovadora situa-se ao nível da co formação de professores, em contexto de trabalho, através da vivência do trabalho colaborativo, durante dois anos letivos, despoletado pela complexidade da situação vivenciada. No terceiro caso ocorre a utilização do wiki para desenvolver a competência expressão escrita e conhecimento explícito da língua, assim como o trabalho colaborativo entre alunos, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa.

A reflexão apresentada pretende constituir-se como um contributo no domínio da investigação sobre a prática profissional na sua relação com a inovação, enquanto processo de desenvolvimento pessoal e profissional. O processo envolve a ampliação da divulgação de práticas inovadoras, o que possibilita a partilha e contribui para a capacitação da escola a nível local e regional.

Published

2014-01-12

How to Cite

Oliveira, I., & Courela, C. (2014). Mudança e inovação em educação: o compromisso dos professores. Interacções, 9(27). https://doi.org/10.25755/int.3404

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences